Chamada Logtechs Cámara Española
A Cámara Oficial Española de Comércio en Brasil está chamando startups com inovações aplicáveis à transformação dos processos logísticos. Durante alguns meses, pesquisamos as principais dores no universo da logística junto às empresas associadas à Cámara. Surgiram quatro desafios apresentados a seguir. Caso sua startup seja capaz atuar na resolução algum destes desafios, você deve preencher este formulário. As inscritas serão analisadas e aquelas com propostas válidas para a solução dos desafios apresentados serão convidadas para reuniões em formato de  "speed dating" com as associadas da Cámara interessadas em suas soluções durante o mês de setembro.
Sign in to Google to save your progress. Learn more
Email *
DESAFIOS
São quatro os desafios em logística a serem resolvidos pelas startups inscritas no programa:
DESAFIO I - Previsibilidade da demanda
A previsibilidade da demanda surge como o grande desafio da logística na atualidade. Uma economia funcionando sob demanda exige um planejamento em tempo real. É preciso aplicar os modelos acadêmicos existentes, para prever tendências e permitir o crescimento sustentável das soluções logísticas. São necessários processos informados de baixo para cima, integrados com as áreas de venda e conectados com os consumidores, capazes de detectar dados do mercado interno e externo. A previsibilidade da demanda deve respeitar as peculiaridades setoriais e prover margens de segurança ao processo logístico.
DESAFIO II - Sustentabilidade no transporte
A sustentabilidade é tema central dos nossos tempos. Na logística, metas de carbono zero são impostas por matrizes, conselhos e leis. Mas o transporte sustentável é um desafio caro. Veículos à biomassa ou elétricos funcionam apenas em percursos curtos sem redes de abastecimento. A multimodalidade é outro caminho, mas é preciso uma solução sistêmica para o desperdício, diminuindo a ociosidade. O compartilhamento é a grande novidade. Existem soluções para o frete, mas faltam para veículos especiais e equipamentos de manutenção. Por fim, temos a medição e compensação da pegada ambiental, necessárias para os créditos de carbono e um marketing verde que fuja do "greenwashing".
DESAFIO III - Diminuição dos riscos na logística
O contexto de crise das cadeias produtivas causado pela pandemia da COVID, aumentou significativamente a demanda por soluções proativas, que vão além de um mero plano B para o contingenciamento dos riscos na logística. É preciso criar sistemas de inteligência de mercado capazes de automatizar e dar profundidade das informações financeiras, respeitando restrições regulatórias. Precisam ser os riscos cambiais, de crédito, operacionais. Ferramentas como scores e seguros são as mais promissoras. É preciso investir na inovação e no compartilhamento de soluções, especialmente, no setor de seguros, para propiciar garantias para mercadorias em trânsito ou para fortes flutuações da demanda, por exemplo.
DESAFIO IV - Automação logística
A automação é um elemento explorado há já algum tempo pela inovação em logística. Todavia, existem diversas oportunidades de atualização tecnológica, face à rápida obsolescência de muitos sistemas aplicados no setor. A transformação digital das empresas traz desafios de análise de dados, são necessárias informações em tempo real para modelos de operação e sistemas abertos centrados no compartilhamento de informações. Também persistem questões de qualidade das redes de comunicação, otimização de custos, tanto de transporte quanto de mão de obra, no sentido de garantir rapidez, pontualidade e segurança.
A quais dos desafios acima sua startups tem condições de responder? *
Required
Explique como sua startup pretende responder os desafios apresentados (até 2000 caracteres): *
Next
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This form was created inside of AmazonasCap. Report Abuse